quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Na terra dos... melhor nem falar.

Patrimônio da Humanidade? Piada.
Nem o próprio São Luiz seria capaz de salvar a capital do Maranhão da ruína.
Única cidade brasileira fundada por franceses, São Luiz foi invadida pelos holandeses - eles gostavam daqui, e colonizada por portugueses. Mas terminou, no exato sentido da palavra, nas mãos de uma poderosa família que de lá, ninguém tira.
Os tão admirados azulejos que compõem as fachadas das casas do centro histórico são apenas cacos de onde brotam mato. O único casarão restaurado é o Palácio dos Leões que, não por acaso, é sede do Governo. Dá dó. Dá raiva.
Apesar de ter como trilha sonora o reggae, a infra para os turistas está longe de ser jamaicana. Os hotéis são precários, as ruas não têm segurança, obter qualquer informação é uma tarefa das mais complicadas.
Precisa trocar dólares ou euros por reais? Simples. Vá até a única agência do Banco do Brasil autorizada a fazer câmbio. Tá certo que na porta de tal agência você vai conhecer inúmeros ¨cambistas¨ que gentilmente se oferecem para livrar você da aporrinhação que encontrará lá dentro.
Resista. Entre e tenha paciência. Só existe um caixa para realizar a operação. E, não importa o horário, ele estará almoçando. Mas, enquanto espera, aproveite e faça amizade com alemães, franceses, italianos, americanos. A fila é uma festa! Você aprende a xingar em todos os idiomas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário