quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Êba! Sem repelente.

Felicidade para mim é estar no meio da neve. Decididamente nasci no lugar errado. Praia não é a minha praia. Cachoeira, viu uma viu todas. Até gosto de cerveja gelada. Mas prefiro um conhaque e uma bonita lareira acesa. Calor incomoda, pinica, tira o fôlego. Nem sem roupa fica suportável. Já para enfrentar o frio, é só se vestir de maneira adequada e pronto. Sempre que dá, me mando para algum destino gelado. Pena que não é sempre que dá.
Já fui para a Espanha no inverno e no verão. Preferi o inverno. Por quase 40 dias andei, andei, andei. E nunca desanimei. No verão, além da quentura dos infernos, gente, gente, gente. Só mesmo os escritores, e leitores, de livros de autoajuda são capazes de dar valor ao calor humano.
A Alemanha é linda debaixo de neve. Tá certo que as estradas e a disciplina ajudam na locomoção mas que é muito bonito abrir as janelas e dar de cara com a Floresta Negra toda branquinha, isso é.
Aqui pertinho, na Argentina, também é um bom lugar para sentir frio. A Patagônia é fantástica. Bariloche é bastante muvucada e, dependendo dos humores do vulcão, fica interditada. Mas tem El Calafate e seu inacreditável Glaciar Perito Moreno (esse eu acho funciona também no verão, mas não deve ser a mesma coisa). Tem Ushuaia, uma cidade bem sem gracinha, mas ponto de partida para passeios muito bonitos.
E também tem Puerto Madryn e Península Valdez, que são praias mas ficam muito melhores no frio. Pra quem gosta de bichos que não sejam os pernilongos, dá para ver de pertinho leões marinhos, focas, pinguins, baleias e até orcas.
Come-se bem, bebe-se melhor ainda. O cordeiro patagônico, junto com a centolla e a merluza negra são iguarias das mais finas. O vinho é da casa, mas dá para tomar.
Para dormir, bons hotéis, com toda infra. Quartos acolhedores, camas macias, calefação. E deitar e sonhar.
Claro que tudo isso ficaria bem melhor se eu soubesse esquiar. Esquiando teria aproveitado muito mais Sierra Nevada, Aspen, Farellones, Portillo e até mesmo Bariloche que, convenhamos, tem muita diversão até mesmo para patas mancas como eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário