sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Vixe Maria!


Fé é fé. Eu não discuto. Mas essa história me pareceu bem mal contada. Reza a lenda que Maria, mãe de Jesus, depois da morte do filho, foi viver na Turquia, em companhia do João Evangelista, que também foi promovido e virou Santo.
Católicos de todos lados visitam essa capela/casa e sentem todas aquelas coisas que místicos costumam sentir: tremores, convulsões, vontade de chorar e experimentam uma profunda paz depois. Sei lá. Não entrei. Tinha fila e eu não estava com saco. Mesmo porque a casinha é mais falsa do que o santo sudário. A construção original está embaixo da terra, sendo devidamente ignorada pelos arqueólogos de plantão. Afinal, quem tem Éfeso, Hierápolis, Tróia para investigar e entender, não deveria mesmo se ocupar de uma lenda.
Mas, ela está lá. Cercada de verde, tudo muito bonito e bem cuidado. Até um buraco no chão é sacralizado. Seria um poço próprio para a realização de batismos. O interessante é que em um país muçulmano, muito embora o estado seja laico, exista uma loja cheia de bugigangas para serem levadas como lembranças da casa da Virgem. E, em pleno Ramadã, era possível beber uma cerveja na lanchonete. Vai entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário