sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Um pé na Europa outro na Ásia. Literalmente.















Istambul já teve muitos donos. Fenícios, gregos, romanos, otomanos. E todo mundo que não faltou na aula de história sabe de cor e salteado o capítulo sobre a queda de Constantinopla - que por lá eles ensinam como a conquista e não a queda, e todo o rolo que isso deu. Portanto, nada de didatismo por aqui (mesmo porque eu acho que não decorei muito bem as lições).
Seguindo todas as orientações recebidas, fiquei hospedada no bairro Sultanahmet, centro histórico da cidade. Para uma primeira visita, todas as principais atrações estão lá. Dá para fazer tudo a pé. Ou de barco. O cruzeiro, vá lá, eles chamam assim, pelo Bósforo, é imperdível.
Dá para comprar um tour organizado ou ir por conta própria - é facinho, facinho. As barcas saem do porto em frente a Mesquita Nova (tem muitos séculos, mas devido a idade da vizinhança, ela é novíssima). E é assim: você olha para um lado, Europa. Olha para o outro, Ásia. Dá para pegar com mão.
Algum colega blogueiro fez uma lista de motivos para se conhecer a Turquia. Achei bem legal. E,mesmo não lembrando o nome dele e muito menos do blog, faço uma homenagem reproduzindo-a (cara de pau é pouco).
Por que ir para a Turquia?
- A guerra de Tróia foi lá.
- Foi na Turquia que o herói Belerofonte matou a Quimera, o famoso cavalo alado.
- Foi lá também que Alexandre Magno cortou o nó górdio.
- As setes igrejas do Apocalipse ficam da Turquia.
- O monte Ararat, onde a arca de Noé ancorou depois do dilúvio, também.
- São Nicolau, o Papai Noel, era turco.
- São Jorge também.
- Tales de Mileto, um dos sete sábios da Grécia, também era turco. Foi ele quem primeiro explicou e previu um eclipse solar.
- Depois da morte de Jesus Cristo, a Virgem Maria foi morar na Turquia.
- A primeira moeda do mundo foi cunhada na Turquia.
- O Orkut foi inventado na Turquia pelo engenheiro Orkut Buyukkokton.

E acrescento: o Rei Midas, aquele que transformava em ouro tudo que tocava, também era turco. Até vi a reprodução do túmulo dele no Museu da Civilização, em Ankara.













Nenhum comentário:

Postar um comentário